O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado oficial informando que o atendimento presencial e os canais digitais passarão por uma suspensão temporária no final de janeiro de 2026. A medida, motivada por uma modernização nos sistemas da Dataprev, afetará quem precisa realizar perícias, pedidos de aposentadoria e consultas básicas.
Para minimizar os transtornos, o órgão anunciou uma estratégia de atendimentos extras nos finais de semana que antecedem a pausa. Confira o cronograma completo para não perder sua viagem.
Calendário de indisponibilidade dos sistemas
A interrupção acontecerá de forma escalonada, começando pelos canais digitais e seguindo para o atendimento físico:
Canais Digitais (Meu INSS e Central 135): Ficarão indisponíveis das 19h do dia 27 de janeiro até o dia 31.
Agências da Previdência Social (Atendimento Presencial): Não funcionarão nos dias 28, 29 e 30 de janeiro.
De acordo com o INSS, a pausa é necessária para garantir maior estabilidade, segurança e eficiência nos serviços tecnológicos da Previdência Social.
Mutirões e atendimentos extras
Para compensar o período em que as agências estarão fechadas, o INSS realizará plantões especiais nos finais de semana:
17 e 18 de janeiro (Sábado e Domingo)
24 e 25 de janeiro (Sábado e Domingo)
O objetivo é antecipar agendamentos que ocorreriam nos dias de suspensão. O segurado que tiver o atendimento afetado e preferir ser atendido em um dia útil terá o seu reencaixe garantido pelo instituto.
O que fazer se você tem agendamento para esses dias?
Se você possui perícia médica ou atendimento administrativo marcado para os dias 28, 29 ou 30 de janeiro, fique atento:
Aguarde o contato do INSS: O órgão deve antecipar o seu atendimento para os mutirões de final de semana.
Consulta Antecipada: Tente acessar o Meu INSS antes do dia 27 (até às 19h) para verificar se houve alteração na sua data.
Documentação: Mantenha seus documentos prontos caso seja chamado para os plantões extras de janeiro.
Dica do FDR
Como o aplicativo Meu INSS ficará totalmente fora do ar, inclusive para consulta de extratos de pagamento, aproveite para baixar o seu Extrato de Empréstimo Consignado ou o CNIS antes do dia 27. Se você precisar de alguma comprovação de renda para bancos ou aluguel durante o final do mês, não terá como emitir o documento online durante a suspensão.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.1641 | 5.1647 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.8723 | 5.8743 |
| Atualizado em: 23/09/2026 19:30 | ||
| 06/2026 | 07/2026 | 08/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,79% | -0,86% | 0,06% |
| IGP-M | -0,50% | -1,16% | -0,22% |
| INCC-DI | 0,78% | 0,61% | 0,66% |
| INPC (IBGE) | 0,14% | -0,01% | -0,32% |
| IPC (FIPE) | 0,18% | -0,03% | 0,01% |
| IPC (FGV) | 0,36% | -0,08% | -0,37% |
| IPCA (IBGE) | 0,16% | 0,07% | -0,32% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,41% | 0,06% | -0,40% |
| IVAR (FGV) | 0,10% | 0,66% | 0,29% |