O varejo teve crescimento de 16,1% nas vendas da Black Friday deste ano ante o mesmo período do ano passado, informou a empresa de meios de pagamento Cielo, neste sábado (30).
O destaque citado pela companhia foi o comércio físico, com alta de 17,1% nas vendas, enquanto o ecommerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro ante 24 de novembro do ano passado, informou a Cielo sem detalhar o faturamento total apurado pelo setor.
"Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019", disse Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, em comunicado à imprensa.
"Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday", acrescentou. "A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019", afirmou.
O segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). O faturamento de Móveis, Eletro e Depto, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4314 | 5.4344 |
Euro/Real Brasileiro | 6.39795 | 6.41437 |
Atualizado em: 30/06/2025 22:44 |
04/2025 | 05/2025 | 06/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,30% | -0,85% | |
IGP-M | 0,24% | -0,49% | -1,67% |
INCC-DI | 0,52% | 0,58% | |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,35% | |
IPC (FIPE) | 0,45% | 0,27% | |
IPC (FGV) | 0,52% | 0,34% | |
IPCA (IBGE) | 0,43% | 0,26% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,43% | 0,36% | |
IVAR (FGV) | 0,79% | -0,56% |