Os microempreendedores individuais estão, de novo, na mira de golpistas virtuais, que têm usado o Pix para furtar dinheiro que pagam seus tributos dentro do Simples Nacional. O crime se dá pelo WhatsApp, onde os criminosos oferecem falsos descontos nos impostos.
De acordo com a Receita Federal, nem o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o DAS, nem boletos são transmitidos por WhatsApp ou por e-mail. Também não são concedidos abatimentos ou isenções de multa ou juros se o contribuinte pagar o tributo via PIX. Em nota, o órgão diz assim: “a emissão de DAS ou DAS-MEI para pagamento de débitos em cobrança é feita no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda conta Gov.br nível prata ou ouro”.
Por sua vez, o WhatsApp afirmou, também em nota, que o aplicativo “não permite o uso do seu serviço para fins ilícitos ou não autorizados, incluindo para violar direitos de terceiros ou passar-se por outra pessoa. Nos casos de violação destes termos, o WhatsApp toma medidas em relação às contas como desativá-las ou suspendê-las”.
Sendo assim, é importante que as pessoas que receberem mensagens pelo WhatsApp que diz respeito a descontos em pagamentos no Simples Nacional comuniquem as conversas por meio da opção “denunciar” disponível em seu menu. Os usuários também podem enviar denúncias para o e-mail [email protected]. É recomendável fornecer detalhes e anexar uma captura de tela.
O número de trabalhadores cadastrados no MEI no Brasil alcançou 13,2 milhões em 2021, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.08059 | 5.0819 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.8713 | 5.87475 |
| Atualizado em: 07/08/2026 17:59 | ||
| 05/2026 | 06/2026 | 07/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,87% | -0,79% | |
| IGP-M | 0,84% | -0,50% | -1,16% |
| INCC-DI | 0,88% | 0,78% | |
| INPC (IBGE) | 0,65% | 0,14% | |
| IPC (FIPE) | 0,45% | 0,18% | -0,03% |
| IPC (FGV) | 0,60% | 0,36% | |
| IPCA (IBGE) | 0,58% | 0,16% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,41% | 0,06% |
| IVAR (FGV) | 0,33% | 0,10% |