Aqueles que terão o 13º salário pago em duas parcelas devem ficar atentos aos descontos aplicados sobre o segundo pagamento, que incide valores do INSS, Imposto de Renda e pensões alimentícias. O pagamento da primeira parcela deveria ter sido pago até 30 de novembro aos trabalhadores, e a segunda deve ser feita até 20 de dezembro.
A primeira parcela do pagamento é paga integralmente e sem descontos. Para aqueles que recebem o pagamento do 13º salário em duas parcelas, a segunda parcela equivale ao salário de novembro, descontando Imposto de Renda e INSS. Dessa maneira, o valor da segunda parcela será menor que o da primeira. Além disso, se o salário sofrer reajuste depois do pagamento da primeira parcela, e o trabalhador deve receber a diferença junto com a segunda parcela. A empresa também não precisa pagar as parcelas para todos os funcionários ao mesmo tempo.
Sobre a segunda parcela, são descontados o Imposto de Renda, INSS, pensões alimentícias e o valor da primeira parcela já paga. Em suma, o valor da segunda parcela será menor que o da primeira. Assim, aqueles que desejam calcular a segunda parcela do 13º salário devem considerar os descontos. Os números abaixo foram retirados de matéria da Exame.
Além disso, há desconto das pensões alimentícias. Neste ano onde o dia 20 cai no fim de semana, o pagamento da segunda parcela deve ser feito até 18 de dezembro.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.222 | 5.2233 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.8408 | 5.8428 |
| Atualizado em: 04/10/2026 19:00 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |