As empresas de gestão familiar que já passaram por várias gerações são as que mais adotam as boas práticas de governança corporativa. A conclusão é do Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC), que ontem apresentou, no Recife, uma pesquisa sobre o cenário em parceria com a PwC, que levou o nome de “Governança em Empresas Familiares - Evidências Brasileiras”.
“A governança estrutura bem as relações e pode equacionar as relações de uma maneira, evitando que conflitos entre familiares entrem dentro do ambiente empresarial e se tornem um dificultador na execução do negócio”, o gerente de pesquisa e conteúdo do IBGC, Luiz Martha, ressaltando que “a governança precisa cada vez mais ser discutida mais cedo dentro da empresa familiar. Não é um modelo totalmente completo, mas que vá se adequando à realidade da empresa em cada estágio”.
De acordo com a pesquisa, que visa diagnosticar o ambiente familiar nas empresas e traçar soluções para governança nestas organizações, das 276 empresas pesquisadas, 73,1% têm pelo menos uma estrutura de governança familiar. O estudo aponta que 48% elaboraram um documento que disciplina a relação entre a família e o negócio e 27,6% têm um plano de sucessão para cargos-chave. Um case de sucesso é a Baterias Moura.
Presidente do Conselho de Família e conselheira de administração da empresa, Renata Moura compartilhou a experiência de sucesso da família à frente da fábrica. “O segredo é continuar naquele assunto, mesmo que aquilo desanime. Nós conseguimos passar por isso, e continuar seguindo no assunto com uma certa vontade”, disse.
Renata, inclusive, disse já pensar sobre a sucessão, ainda sem data definida. “Eu tenho que estar de olho para quem eu vou passar o bastão, assim como minha prima fez comigo. Não posso largar de qualquer maneira nas mãos de qualquer um. É minha obrigação formar o gestor do conselho de família”, explica.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.0123 | 5.0126 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6142 | 5.6162 |
| Atualizado em: 07/10/2026 17:00 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |