Notícias

Ações de final de ano. Que tal entender o cliente?

Final de ano está chegando e é hora de algumas ações. Uma delas é realizar uma pesquisa de satisfação e necessidades com todos os clientes. Esqueça a pesquisa do ISO. Faça uma bem abrangente, com foco em cada característica da sua empresa.

Final de ano está chegando e é hora de algumas ações.

Além dos cartões, felicitações, brindes e metas para 2018 é importante fazer uma análise minunciosa sobre a opinião do seu cliente.

A melhor maneira de entender como sua empresa é percebida pelos olhos do cliente é através de uma pesquisa de satisfação e necessidades. Mas por que "necessidades"?

A proposta desta pesquisa é entender não só a opinião do cliente sobre sua atuação, mas também tentar identificar necessidades que podem ser supridas no futuro até mesmo aumentando a participação no cliente ou desenvolvendo novos produtos.

Esqueça a pesquisa básica da ISO e faça uma bem abrangente com o cliente pequeno e com o grande focando em cada característica da sua empresa.

Pergunte sobre todas as etapas do atendimento, conhecimento técnico da equipe de vendas, entrega, prazos e principalmente pergunte o que pode ser MELHORADO. Com os resultados você vai entender os pontos fortes e pontos fracos.

Acaba por ai? Não.
Faça uma pesquisa também com os clientes inativos ou que migraram para a concorrência. Você pode aproveitar para tentar recuperá-los!

Calma..ainda não acabou.
Sabe aqueles clientes que solicitaram propostas ou que a equipe de vendas visitou, fez apresentações, mas que não gerou vendas?

Falar que o problema foi o preço é generalizar..talvez até uma justificativa. Pergunte para entender se foi realmente questão de preço ou o que pode ser aprimorado nas etapas do seu funil de vendas!

Só uma ultima dica: a pesquisa de satisfação e necessidades gera melhor resultado e respostas mais sinceras se NÃO for realizada pela equipe de vendas/vendedor.
Peça para alguém do marketing ou de outro departamento realizar por telefone ou contrate uma empresa.

Fica a dica e sucesso!

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.222 5.2238
Euro/Real Brasileiro 6.04047 6.04449
Atualizado em: 14/08/2026 17:59

Indicadores de inflação

05/202606/202607/2026
IGP-DI0,87%-0,79%-0,86%
IGP-M0,84%-0,50%-1,16%
INCC-DI0,88%0,78%0,61%
INPC (IBGE)0,65%0,14%-0,01%
IPC (FIPE)0,45%0,18%-0,03%
IPC (FGV)0,60%0,36%-0,08%
IPCA (IBGE)0,58%0,16%0,07%
IPCA-E (IBGE)0,62%0,41%0,06%
IVAR (FGV)0,33%0,10%0,66%