Bom dia! Você está com a consciência pesada? Para se ter um dia mais tranquilo, pode ser melhor se livrar das dívidas e uma delas é a “bola de neve” que acumulamos com o cheque especial.
A coordenadora da Investmania, Aline Rabelo, alerta que o maior erro das pessoas nesse caso é pensar no cheque especial como uma extensão do salário. Se não pagamos depois esse valor, o salário do mês seguinte cobra a dívida, mas logo ficamos devendo de novo devido à falta de dinheiro.
— Esse valor não faz parte da renda, portanto, não deve ser usado para pagar a receita (gastos).
Uma saída, quando já se está enrolado nessa “bola de neve”, é economizar para juntar dinheiro e quitar a dívida ou negociar com a instituição bancária em questão.
De acordo com a especialista, o melhor é não usar essa modalidade de crédito, pois pagamos juros com ela e “é assim que os bancos lucram.” Esse tipo de empréstimo ainda pode ser usado apenas quando precisamos de dinheiro em uma situação emergencial.
Colaborou Arthur Gandini, estagiário do R7
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.174 | 5.177 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.88582 | 5.89971 |
| Atualizado em: 26/06/2026 05:00 | ||
| 03/2026 | 04/2026 | 05/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 1,14% | 2,41% | 0,87% |
| IGP-M | 0,52% | 2,73% | 0,84% |
| INCC-DI | 0,54% | 1,00% | 0,88% |
| INPC (IBGE) | 0,91% | 0,81% | 0,65% |
| IPC (FIPE) | 0,59% | 0,40% | 0,45% |
| IPC (FGV) | 0,67% | 0,88% | 0,60% |
| IPCA (IBGE) | 0,88% | 0,67% | 0,58% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,44% | 0,89% | 0,62% |
| IVAR (FGV) | 0,40% | 0,52% | 0,33% |