Você está em:
Postado há . Atualizado há

As desculpas têm tomado parte considerável da sua vida

Se as desculpas estão protagonizando a sua existência, que tal entender a mensagem clara que elas te enviam?

Quantos itens da sua lista de afazeres estão em aberto por mais de um mês? Quantos deles estão em aberto por quase seis meses e, por fim, o que está esperando há mais de um ano para ser feito?

Algumas frases típicas:

1 - Tenho que perder peso;

2 - Vou tentar economizar dinheiro;

3 - Não consigo focar nos estudos.

A Master Trainer em PNL, Arline Davis, criou o “Pronto Socorro Linguístico”, um dicionário simples que nos ajuda a clarificar o significado de algumas frases e a lidar melhor com as omissões, generalizações e distorções do nosso cotidiano.

Eu não quero perder peso é uma frase afirmativa e direta. Não querer é, acima de tudo, uma opção. Se posicionar é algo decisivo. Quem “tem que perder peso” está sob pressão, já quem “não quer” fez a sua escolha.

Sobre tentar: Imagine como seria se você dissesse não quando algo não for prioridade para você? Dizer não para algo significa dizer sim para o que é fundamental. Tentar fazer algo é adiar um não e criar expectativas desnecessárias. Eu não vou economizar dinheiro esse ano, já que vou investir no meu desenvolvimento. Experimente ser honesto e direto.

Sobre a terceira frase: Se você não está focando nos seus estudos, onde está o seu foco? O convite, nesse caso, é olhar para a solução e não para o problema. Quanto mais você olha para o que quer, mais se aproxima da solução. O seu cérebro gosta da informação simples e direta. Dessa forma, ele vai gastar menos energia para te ajudar.

A questão central é: até quando você quer ter uma lista de afazeres fictícia e usar a linguagem como álibi? Talvez tenha chegado a hora de olhar para a “essência” da sua falta de engajamento. Desculpas são excelentes quando não temos um “real” motivo para partir para a ação.

Pessoas conectadas com o seu propósito e cientes do seu papel no mundo não encontram espaço para desculpas. Ao invés disso, elas lidam com obstáculos e enfrentam o dia a dia com planejamento, foco, metas e celebração.

Se as desculpas estão protagonizando a sua existência, que tal entender a mensagem clara que elas te enviam?


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).