Contadores.cnt.br

Você está em:

Envio de Newsletter

Email Marketing

O e-mail marketing é hoje uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente e uma das mais utilizadas por organizações que se preocupam em manter um contato próximo com seu público. É a forma mais rápida e precisa de comunicação, pois é feita de forma totalmente pessoal e direcionada.

O e-mail atinge seu público alvo individualmente, sendo assim um contato muito mais pessoal e direto se comparado com a mídia convencional.

A possibilidade de mensurar os resultados de uma campanha de e-mail marketing também coloca esta ferramenta em destaque, onde a tecnologia é usada como diferencial competitivo.

Mensuração de resultados

Uma das maiores vantagens da campanha de E-mail Marketing é a possibilidade de mensurar os resultados dos envios.

Com as ferramentas certas, é possível verificar com precisão a quantidade de e-mails recebidos, sua visualização por parte do destinatário e até mesmo os cliques realizados em links no corpo da mensagem. Estatísticas com estas são muito úteis e valiosas.

Comunicação ágil, personalizada e dirigida

O correio eletrônico é sem dúvida a maneira mais rápida e dinâmica de comunicação empresarial. O meio digital possui recursos essenciais para uma campanha eficaz, tais quais ferramentas que permitem a segmentação da lista de destinatários (para que se possa dirigir ações a públicos específicos) e que possibilitam a personalização de envios com os dados de cada destinatário (ex.: nome, cidade, estado, etc.).

Relacionamento com Clientes - CRM

O E-mail Marketing pode ser usado como uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management ) para criar ou manter um relacionamento com o cliente. Através de promoções, pesquisas de satisfação, informativos (newsletters), a empresa cria um vínculo com o cliente, desde que lhe forneça conteúdo relevante.

Marketing Direto Digital

Uma campanha publicitária pode muito bem ser complementada ou reforçada com uma ação de e-mail. Porém, o produto ou serviço oferecido deve atender as expectativas e interesses do consumidor. Um bom cadastro para captação de e-mails com opções por interesse é fundamental, visto que entregar ofertas sem relevância e sem permissão dos destinatários pode ser arriscado e causar um efeito negativo.

Eventos

A divulgação de eventos via e-mail oferece algumas vantagens como rapidez, personalização e segmentação. Além do baixo custo.

Newsletters

Organizações como Conselhos Profissionais e Associações utilizam o E-mail Marketing para manter os associados sempre informados. A velocidade da entrega neste caso é o fator mais importante e decisivo para envio de informativos.

MITOS DO E-MAIL MARKETING

  1. O e-mail marketing é mesmo uma estratégia de comunicação muito eficaz, comprovada por pesquisas e estatísticas cujos dados crescem a cada período. Por este e outros motivos, cresce cada vez mais o interesse de micro, pequenas, médias e grandes empresas nesta poderosa ferramenta de marketing, porém, muitos chegam a ela pelos motivos errados ou apenas distorcidos. Estes, são os mitos do e-mail marketing. Ao adotar o e-mail marketing como parte do mix de comunicação de sua empresa, cuidado com alguns pensamentos que podem surgir antes, durante e depois da campanha.
  2. E-mail marketing é gratuito?
    Não é. Além do tempo investido para criar uma campanha eficaz, é importante utilizar um endereço de e-mail do domínio da empresa ao invés de um gratuito para gerar credibilidade. Aqui, já são contabilizados custos com hospedagem e manutenção do nome de domínio. Há quem prefira utilizar o Outlook para enviar e-mail marketing, mas as melhores ferramentas para o gerenciamento das campanhas são pagas. Se a empresa optar por um e-mail marketing em HTML, por exemplo, precisará contratar um profissional com estes conhecimentos ou investir no aprendizado desta linguagem (caso não possua pessoal já capacitado). Apenas nesta análise superficial, já surgiram investimentos em tempo, hospedagem, softwares e treinamentos.
  3. Fazer / enviar e-mail marketing é fácil?
    Também não é. É preciso planejamento, conhecimento do mercado, do público e requisitos técnicos (software, pessoal etc). Os cuidados com a elaboração de um e-mail marketing vão além de uma mensagem escrita para um amigo ou prospect: linguagem adequada, revisão gramatical, atenção para as palavras com o potencial de SPAM, com o tamanho final da mensagem e acompanhamento dos resultados são apenas algumas das tarefas que tornam o desenvolvimento/gerenciamento de uma campanha de e-mail marketing não tão simples assim.
  4. E-mail marketing é SPAM?
    E-mail marketing é diferente de SPAM. O SPAM acontece quando a privacidade do usuário não é respeitada. Se ele não quiser receber seus e-mails, não insista. Se insistir, seu e-mail marketing vira SPAM com direito a constar na Lista Negra e Lixo Eletrônico da caixa postal do usuário. O e-mail marketing deve ser útil ao usuário, fornecer alguma informação que seja de seu interesse ou para demonstrar que sua empresa está/continua atenta às necessidades dele. Seu e-mail marketing só se torna SPAM se você o fizer já com esta intenção.
  5. Devo colocar um Assunto “misterioro” para despertar a curiosidade do usuário em ler minha mensagem?
    O assunto de sua mensagem deve mesmo despertar o interesse do usuário para a leitura, mas nunca deixando-o em dúvida sobre sua procedência ou confiabilidade. Não frustre o usuário dizendo uma coisa no assunto e falando sobre outra no corpo da mensagem. Aqui também vale tomar cuidado com o uso de certas palavras para não ser barrado pelos filtros antispam do servidor de e-mails do usuário e nem chegar a constar na caixa de entrada. Seja claro, objetivo e use as palavras-chave de sua campanha.
  6. O que importa é o número de destinatários: quanto mais, melhor?
    Na verdade, o que importa é a qualidade dos destinatários. É muito mais vantajoso você enviar um e-mail marketing a 100 usuários potenciais (que têm grandes probabilidades de se interessar por seu produto/serviço) do que enviá-lo para 1.000 usuários que não têm o perfil de seu público consumidor e, conseqüentemente, não terão interesse em seu produto/serviço. Por isso, em muitas vezes, as empresas não têm sucesso em campanhas de e-mail marketing que são enviados a listas de e-mail de procedência duvidosa. Muitos destes endereços já não são mais válidos, foram gerados aleatoriamente ou pertencem a pessoas que não têm o perfil de seu público-alvo. Este princípio de qualidade também é utilizado nas campanhas de links patrocinados: quanto mais específicas forem as palavras-chave escolhidas, maior a probabilidade de o anúncio receber um clique de um usuário realmente interessado.
  7. Não posso/preciso usar e-mail marketing porque sou uma empresa pequena?
    Qualquer empresa, de qualquer porte, e até mesmo pessoas físicas podem utilizar o e-mail marketing como ferramenta de comunicação. Toda empresa ou profissional liberal precisa estabelecer uma comunicação eficaz com seus potenciais clientes. Estes, por sua vez, uma vez que criaram vínculo com a empresa ou profissional, se interessam em receber suas notificações. Este é um bom argumento para aqueles que afirmam que não podem fazer e-mail marketing porque não têm uma base de dados de usuários cadastrados: verifique todas as pessoas que entraram em contato com você ultimamente e pronto! Uma base de dados inicial já se formou. Apenas respeite a decisão posterior de cada um de continuar recebendo ou não suas mensagens.
  8. Se eu mandar e-mail marketing sempre, os consumidores vão fixar minha marca?
    Depende da campanha que você criar. Existem promoções que exigem a participação constante do usuário, por exemplo, respondendo perguntas periodicamente. Este tipo de ação pode ser feita por e-mail. Mas… respeite a decisão do usuário de não mais fazer parte de sua base de dados e não mais receber suas mensagens. Se você ignorar um pedido de opt-out, o usuário vai fixar sua marca de um modo negativo e associar sua empresa à prática de SPAM.
  9. Nenhum usuário gosta de receber e-mail marketing ou E-mail Marketing é chato?
    Lembre-se que é você quem faz o e-mail marketing. Ele pode ser divertido, informativo, promocional e com diversas outras características que dependem de seu público-alvo e do objetivo da campanha. Uma vez que um cliente/usuário tenha estabelecido uma comunicação com a empresa, ele tem interesse em receber notificações para saber o que há de novo e o que mais pode lhe interessar. Esse tipo de ação contribui com a construção da marca, por isso, procure fazer com que o e-mail marketing reflita os princípios e conceitos da empresa. Se você percebe um volume anormal de opt-out ou falta de retorno, é preciso rever sua campanha.
  10. Meus produtos não têm um perfil de venda por e-mail?
    E quem disse que e-mail marketing serve apenas para vender produtos? Um dos objetivos do e-mail marketing é fazer com que o usuário continue “ligado” em sua marca. Para isso, você pode lançar mão de newsletters com informações sobre o mercado em que seu cliente atua, fazer pesquisas qualitativas, promoções, avisar sobre e enviar convites para eventos, escrever artigos sobre um tópico atual (sempre estabelecendo alguma conexão com sua empresa) etc. Não faltam motivos para o contato!
  11. E-mail marketing é a ferramenta com maior custo-benefício?
    Depende. Mais uma vez, o retorno depende do planejamento da campanha e até mesmo de oscilações do mercado. O e-mail marketing apresenta riscos como qualquer outra opção dentro do mix de comunicação da empresa. Claro que uma campanha, especialmente a de e-mail marketing, sempre é criada visando seu sucesso e caráter viral, mas o e-mail marketing não é a solução perfeita para todos os negócios. Devido àquele primeiro mito de que E-mail marketing é gratuito ou tem baixo custo, muitos acreditam que o retorno mínimo já é naturalmente maior do que o investimento, o que é um erro. Faz parte do planejamento de qualquer campanha de marketing avaliar os riscos em relação ao investimento e comparar com outros tipos de mídia.
  12. Depois destes alertas, é importante que o empresário, desenvolvedor ou analista que opta pelo uso do e-mail marketing perceba que não existe uma receita única que se adapta a todos os negócios. Para uns, o custo do e-mail marketing realmente é baixo, beirando o nulo, mas a qualidade, geralmente, é proporcional. Uma coisa é certa: planejamento é necessário e independe do tamanho da campanha ou do número de destinatários.

O Guia dos Contadores oferece esse serviço para sua empresa, com mensuração de resultados por completo. Entre em contato e solicite mais informações.