Você está em:
Postado há . Atualizado há

"Contabilidade" criativa ?

De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.

Título original: A nova Contabilidade: “Contabilidade Criativa ou Contabilidade do Crime Organizado”.

Segundo Wikipedia, se é que podemos confiar, Contabilidade é uma ciência social que tem, como objeto de estudo, o patrimônio das entidades (ou a azienda, que é o patrimônio mais a pessoa que o administra), seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.

Segundo o Professor Marion (2005, p. 26), O objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários.

Já o Dr. Antônio Lopes de Sá, descreve que o amadurecimento intelectual do conhecimento contábil levou-o a uma consideração mais profunda, essencial, racional, e, então, surgiu a «ciência da Contabilidade», amadurecida na obra de J.P. Coffy, em 1836 , muito valorizada, a seguir, pela de Francesco Villa, em 1840. Assim, por exemplo, a escrituração, limita-se a informar que se gastou $ 1.000 em despesas financeiras, mas, só a ciência tem condições de determinar se tal gasto foi ou não eficaz e ainda até que limite pode ser feito, sem o prejuízo da vitalidade da empresa.

Mas infelizmente não é bem assim que a Mídia vem tratando a contabilidade, ou melhor, a Ciências Contábeis!

Irei aqui relatar alguns exemplos em que a Mídia vem desvirtuando a Ciências Contábeis e desrespeitando toda a nossa classe, seja ela, Profissional Liberal; Celetista ou Empresário Contábil.

  • Fantástico, Edição do dia 10/08/2014, utilizando o termoContabilidade das Milícias do Rio de Janeiro:

“Nós apreendemos contabilidade, que causa perplexidade, por dois motivos. Primeiro, pela organização. Está tudo planilhado, bem como outros documentos, por exemplo, as cartas que mostram que existe uma vinculação entre as pessoas que estão presas e quem está aqui fora”, diz o delegado Rivaldo.

Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/ex-miliciano-revela-funcionamento-de-milicia-do-rio-de-janeiro.html

  • Revista ÉPOCA, 8 SETEMBRO 2014 | Nº. 849, página 37:

Reportagem referente a denuncia do delator, ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, onde a Revista trata os documentos que foram eliminados de seu escritório e futuramente aprendidos pela PF, como sendo:

“Suas agendas e contabilidade foram aprendidas”

Fonte:http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista_%C3%89poca_849/AN_002_EP849_39218_FIAT_330.html

  • Revista ÉPOCA, 15 SETEMBRO | Nº. 850, página 39:

“Ao deixar a Petrobras, Paulo Roberto se tornou consultor. Planilhas apreendidas com sua filha Arianna Costa detalhavam a contabilidade da Costa Global, sua empresa de consultoria.“

Fonte: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/09/por-que-bpaulo-roberto-costab-decidiu-abrir-o-jogo.html

  • Revista Época, Ed. Nº. 859 | 17 NOVEMBRO 2014:

Somente nesta edição, foram no mínimo 03 (três) citações, onde gostaria gostaria de compartilhar com os senhores: …

(veja o artigo completo: Contabilidade Criativa ou do Crime Organizado)


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).