Você está em:
Postado há . Atualizado há

Empreendedor, deixe de ser chefe e aprenda a ser um líder

Como deixar o chapéu de chefe de lado e se tornar um líder?

No mundo dos negócios toda empresa tem chefes, mas são poucas aquelas formadas por verdadeiros líderes. Você já parou pra pensar no impacto disso?

Enquanto chefes dão ordens aos seus times, não criam vínculos e dependem exclusivamente de sua autoridade para a condução da rotina, líderes, além de também entregarem resultado, motivam, inspiram e buscam desenvolver suas equipes para que possam atingir seus objetivos em conjunto e com performances individuais cada vez melhores. Líderes provocam mudanças positivas em suas equipes, são empáticos e procuram evidenciar as vitórias dos demais ao invés de clamar por seu próprio sucesso. Quando algo dá errado, líderes buscam entender o que aconteceu e aprender com esses erros para que eles não se repitam, em vez de optar pelo comportamento de chefes de sempre buscar encontrar os culpados.

Ter uma grande idéia que resolva um problema claro do mercado, estruturar um plano de negócios e desenhar uma estratégia de crescimento coerente não adiantarão em nada se você, caro empreendedor, não conseguir liderar seu time em direção ao seu sonho, ou se para seus funcionários trabalhar em sua empresa significar apenas um trabalho como outro qualquer.

Em uma economia tão competitiva como a atual, muitas empresas não conseguem executar seus planos de crescimento simplesmente porque seus funcionários não compartilham das aspirações do fundador, ou porque o time não está motivado a executar atividades do dia a dia e buscar sempre melhorar. Na prática, a falta de lideranças pode colocar todo o seu sonho a perder.

Como todo empreendedor em um negócio de crescimento, você já passou por uma série de transformações como líder: você teve que se adaptar ao não conseguir executar todas as atividades sozinho e teve que trazer outras pessoas para o negócio. Você teve que se deparar com pessoas executando algumas atividades de forma diferente da sua e até precisou deixar de ser líder de um time para ser um líder de líderes conforme seu time crescia ainda mais. A verdade é que, à medida em que o negócio cresce, o empreendedor também deve crescer, e ele deve se dedicar de forma mais intensa a se desenvolver como líder em lugar de executar qualquer outra função.

Steve Jobs, Jorge Paulo Lemann, Elon Musk ou qualquer outro grande empreendedor e líder que você considere uma referência pode servir de guia e inspiração, e estudar suas histórias com toda certeza lhe possibilitará aprender com seus desafios e experiências. Mas lembre-se, empreendedor, de que sua liderança será um reflexo das suas próprias experiências, de seus valores e de seu jeito de ser, e que apenas você poderá determinar como ela será: nenhum líder será autêntico tentando ser exatamente como outro, se não respeitar sua essência.

Refletir sobre seu estilo de gestão e quais são suas forças e franquezas como líder só farão bem para você e para sua companhia. Uma sugestão para te guiar nesse exercício de autoconhecimento é buscar coaches que o ajudem a identificar as características de sua liderança, para que você possa traçar um plano de ação para desenvolvê-las. Além disso, leituras sobre o tema são sempre recomendadas: “Unusually Excellent”, de John Hann, e “O Desafio da Liderança”, de Barry Posner e James Kouzes, são livros muito bons que poderão te guiar nesse exercício de autoconhecimento e na identificação dos alicerces de sua liderança.

Influência e inspiração diferenciam líderes de chefes, ao contrário de relações autoritárias e de controle excessivo. Ao se conhecer, se permitir ser vulnerável para aqueles próximos a você e ser autêntico, você estará dando os primeiros passos para se tornar um líder ainda melhor para seu time. E não se preocupe: tornar-se um líder autêntico demanda sim dedicação, e acredite, ninguém já nasceu pronto para liderar. Vai que dá!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).