Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Após queda, confiança do empresário cresce em fevereiro

Em fevereiro, o indicador Icei (Índice de Confiança do Empresário) atingiu 58,1 pontos

Após dois meses de queda, o otimismo do empresário cresceu no segundo mês de 2013. É o que revela o Icei (Índice de Confiança do Empresário) divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira (21).

Em fevereiro, o indicador, que varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam otimismo, atingiu 58,1 pontos. O índice aumentou 1,4 ponto em relação a janeiro deste ano. Na comparação com fevereiro de 2012, o índice se encontra praticamente no mesmo nível.

Apesar do resultado positivo, a entidade ressalta é tênue o aumento da confiança em fevereiro. "O ICEI vem oscilando em torno de 57,5 pontos há seis meses, sem caracterizar uma tendência de crescimento", justifica. Segundo a pesquisa, essa trajetória sugere a continuidade de um lento processo de recuperação da produção industrial nos próximos meses.

Na análise por portes de empresa, verifica-se que o indicador permaneceu estável em todos eles. As grandes eram as mais otimistas, com o indicador ficando em 58 pontos. Em seguida, aparecem as pequenas, com 57,4 pontos, e as médias, com 57,3 pontos.

Indústria

Na indústria extrativista, o indicador apresentou alta na comparação entre janeiro e fevereiro, passando de 56 pontos para 58,7. O crescimento na confiança continuou na Indústria de Transformação, de 55,7 em janeiro para 57,5 em fevereiro, e na Indústria de Construção, de 58,2 para 58,3 em fevereiro.

Expectativas

Tanto os indicadores que medem a percepção do empresário sobre a situação atual quanto sobre as expectativas para os próximos seis meses cresceram em relação ao mês anterior. As expectativas com relação à economia brasileira aumentaram 1,3 ponto, e agora apresenta 57,3. Em relação à empresa, a confiança aumentou para os próximos meses, passando de 63,4 em janeiro para 64,9 em fevereiro.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).