Você está em:
Postado há . Atualizado há

Pesquisa operacional - instrumento de grande valia na gestão empresarial

“A existência de uma PESQUISA OPERACIONAL minora o RISCO em período de CRISE e INCERTEZAS impostas por oscilações e volatilidades inseridas em tendências futurísticas.” (Elenito Elias da Costa)

“A existência de uma PESQUISA OPERACIONAL minora o RISCO em período de CRISE e INCERTEZAS impostas por oscilações e volatilidades inseridas em tendências futurísticas.” (Elenito Elias da Costa)

No mundo econômico globalizado onde a concorrência é mundial, o empreendedor, gestor, empresário e investidor deve ter muita cautela em como aplicar o seu Capital, pois as mudanças é uma constante e o RISCO acompanha essa AÇÃO e ATITUDE, mas a inércia e a letargia não lhe levaram a absolutamente nada.

O cenário é muito discutível e poderá surpreender a qualquer momento com fatores positivos e negativos, diante dessas dúvidas e questionamentos é necessário que tenhamos em mãos um estudo ou pesquisa que nos levem a minorar citado RISCO, mesmo sabendo da versatilidade desse mercado.

A busca de se capacitar e se qualificar conjuntamente com estudos que possam reduzir citados RISCOS é um valide conselho, e mesmo assim não lhe é assegurado á assertiva dessa ação.

Empreender é a palavra do momento haja vista a redução do mercado de empregos convencionais, pois sabemos que as entidades econômicas buscam a redução de custos e despesas para conter os DESÁGIOS possíveis.

O conhecimento e a informação devem trilhar um estudo e análise para que possamos melhorar, mas devemos identificar os fatores positivos e negativos e a urgência nas atitudes exigem profissionalismo.

Agora podemos entender que quando o SEBRAE informa que anualmente cerca de 5.000 (Cinco Mil) empreendimentos são estabelecidos no Brasil, mas somente 10% (Dez por cento) sobrevivem à selvageria do mercado globalizado, muitos buscam o mercado informal outros buscam gestões sonegadoras de tributos e encargos, mas sabemos que qualquer ato ou ação que nebule a legalidade tem tempo limitado e um dia o sistema o identificará.

No curso de Administração precisamos mais que COMPETÊNCIAS, HABILIDADES e EIXO PRÁTICO, pois a busca da qualidade educacional passa por diversas variáveis e o mercado não perdoa os incautos, daí devemos entender que o PROFESSOR deve trabalhar na área, ser um eterno estudante, ser pesquisador, escrever artigos, publicar livros, trabalhar em Projetos que busque a otimização dos recursos e ser um Palestrante, essa exigência é do mercado globalizado, mas sabemos que muitos ainda não entenderam essa exigência e atropela o sistema.

Sabemos que para empreender devemos ter em mente conhecimentos específicos necessários, dentre eles, um Planejamento Empresarial, um Plano de Negócios, um Planejamento Estratégico Flexível, Controle de Compras e Vendas, Controle de Estoques, Controle de Custos e Despesas, procederem a análises periódicas nos DEMONSTRATIVOS CONTÁVEIS E FINANCEIROS, buscar a aplicação de uma análise SWOT (FOFA), identificar os pontos fracos e fortes, e em seguida implementar as melhorias necessárias para realinhar a gestão empresarial.

Em face das variáveis é fundamental que façamos uma PESQUISA OPERACIONAL, para que possamos alinhar nossas AÇÕES e ATITUDES e principalmente a alocação de CAPITAL.

Nesses procedimentos podemos utilizar os seguintes recursos:

  1. Método Simplex;
  2. Programação Linear;
  3. Programação Inteira
  4. Programação Dinâmica
  5. Programa não Linear
  6. Programação multiobjetivo
  7. Otimização de Redes;
  8. Teoria de Jogos;
  9. Algoritmo
  10. Heurísticas
  11. E demais.

É fundamental que tenhamos conhecimento de Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Programação de Computação.

A maioria dos profissionais sabe elaborar uma Planilha Eletrônica, no Excel, onde insere e calcula dados que devem ser comparados e analisados para que num Relatório Funcional forneça informações objetivas para a tomada de decisões da alta administração.

A PESQUISA OPERACIONAL utiliza dados confiáveis e os representa de diversas modalidades estabelecendo comparações e análises funcionais daquela massa informal.

É plausível entender que diante do momento em que passa o país, Brasil, com suas CRISES as eleições que se avizinham merecem uma atenção especial dos candidatos á eleição ou reeleição de Prefeitos e Vereadores, e diante da legislação, calendário e um entendimento do manual do candidato podemos entender que apesar da exigência de contratação de um CONTADOR e de um ADVOGADO, para os procedimentos de assessorias, a PESQUISA é fundamental para adoção de ações e atitudes.

Havendo restrições de tempo e recursos, é presumível que qualquer candidato tenha uma PESQUISA OPERACIONAL embasada em dados confiáveis para que possa gerar um relatório funcional que identifique suas opções.

Quando os lares mesmo no interior do estado tendo um aparelho de televisão á interpretação de que as famílias estão mais informadas e hão de trilhar mudanças comportamentais isso é uma conotação positiva, mesmo porque esse fato induz opiniões e comportamentos.

Eis o grande segredo do poder das mídias, agora associamos essa ação com um telefone celular onde as informações veiculam de diversas formas e interpretações na busca de condicionar sua opinião podemos entender a força das redes sociais.

Procedimentos análogos deveram observar junto ao Mercado das empresas de qualquer porte e tamanho, e de qualquer opção tributária, se não houver um estudo embasado numa PESQUISA especifica poderemos ter surpresas outras.

As empresas virtuais, mesmo sem o formalismo legal de sua existência, a PESQUISA OPERACIONAL é essencial, pois sabemos que a MUDANÇA é a única coisa constante em nossas vidas, e aquele que não entender esse fato poderá perder Capital e sonhos.

O Mercado é altamente seletivo e diante da dificuldade em recolocação no mercado formal de trabalho muitos profissionais buscam o Mercado para suprir seu orçamento doméstico, mas isso se faz necessário á existência de uma PESQUISA para tomada de atitude, quando nos deparamos com as exigências do perfil desejado da empresa contratante, desde o conhecimento técnico especifico conhecimento de informática, conhecimento de outro idioma e demais, isso mostra o processo de exigência do perfil profissional desejado.

O profissional que esteja em qualquer situação, seja empregado ou não, e não tiver uma carta na manga para alimentar um plano alternativo, ele estará fadado ao fracasso e ressalto que o mercado se alimenta também dos incautos.

Todo e qualquer INVESTIMENTO deve ser avaliado após um período para que possamos valida-lo, e diante das variáveis mercadológicas a PESQUISA é fundamental, essa é uma tendência de qualquer empresa seja pública ou privada.

Já se perguntou por que as empresas do sistema SIMPLES NACIONAL (MEI, MICRO, EPP e EIRELI) as informações (Startups e demais) mesmo tendo o menor fator de impacto tributário, não estão levando vantagem no cenário econômico, mesmo sabendo que qualquer tributação que leve em consideração o Faturamento Bruto por menor que seja o seu percentual tributável, ele garfa o Lucro e o respectivo Capital, mesmo assim tem sido uma tendência do mercado empreendedor, o mesmo entendimento serve para o LUCRO PRESUMIDO.

Diante do nível de exigência de TRANSPARÊNCIA, controle interno, OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS utilizando a T I em sua essência, multas e ônus pecuniários existentes, indébitos fiscais e demais fatos é possível entender que o LUCRO REAL é uma tendência no mercado de CRISE econômica que estamos vivenciando e que o PREJUÍZO NORTEIA a Gestão Empresarial.

Aconselho a leitura dos meus ARTIGOS, LIVROS, ouvintes das minhas PLAESTRAS, e entendimento dos meus PROJETOS, acredito, que possam lhe ajudar a entender essas variáveis e o mercado globalizado.

Espero ter contribuído para majorar o entendimento dos educandos, orientandos, mestrandos e doutorandos, inclusive dos clientes, amigos e familiares, mas a busca da CAPACITAÇÃO e a QUALIFICAÇÃO deve ser uma constante em qualquer posição que nos encontramos.

“No mundo atual são seus VALORES que direcionam o seu sucesso devidamente acompanhado de sua AÇÃO e ATITUDE, pondo em análise a teoria do TER em detrimento a do SER.”

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, assessor empresarial, analista econômico e financeiro, professor universitário, estudante, pesquisador, escritor, palestrante, resumindo só um profissional globalizado.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 05 de August de 2016