Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Contabilidade - Solução para o mundo

“A CONTABILIDADE é uma ciência que concede a qualquer profissional que dela precise a TRASPARÊNCIA para minorar qualquer RISCO de ERRO que possa ameaçar seu PATRIMÔNIO e SEUS valores individuais (Elenito Elias da Costa)”

 “A CONTABILIDADE é uma ciência que concede a qualquer profissional que dela precise a TRASPARÊNCIA para minorar qualquer RISCO de ERRO que possa ameaçar seu PATRIMÔNIO e SEUS valores individuais (Elenito Elias da Costa)”

 

 

 

Introdução

 

O Mundo clama por transparência e hoje temos escândalos nacionais e internacionais de fatos registrados e mensurados seja tangível ou intangível, mas ali está registrado o fato ou mesmo ato que mensura aquele momento.

Lamentamos que os escândalos internacionais e nacionais existam mas não podemos deixar de perceber tais ocorrência são derivativas de registros de FATOS e ATOS e quando mensurados e avaliados podem conceituar CARATER, PERSONALIDADE identificar crimes e ações que podem modelar conceitos.

A CONTABILIDADE é uma CIÊNCIA que mensura ou registra os FATOS e ATOS de uma gestão (pessoal, profissional e empresarial) ligada a um determinado PATRIMONIO (pessoal, econômico, social, ambiental, financeiro, político) vinculado a uma ENTIDADE (pessoa, empresa, instituição, ONGs, ONCIPS, Associação, Cooperativa, Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário).

Em qualquer lugar que o bandido AL CAPONE se dirigia levava consigo o CONTADOR e seus respectivos registros (livros).

Os milagres do JC (Jesus Cristo) foram escritos e identificados no livro mais antigo do Mundo (Bíblia).

O DIÁRIO para um adolescente é o LIVRO onde registra todos os seus acontecimentos, daí ser ele um livro contábil de suma importância.

O sistema de informática, qualquer que seja ele, sempre registra ENTRADA de dados (fatos e atos), PROCESSA (organiza) e SAÍ com relatórios circunstanciais (Demonstração Contábil e Financeira) para a tomada de decisão.

CONTABILIDADE

 

Quer seja PÚBLICA ou PRIVADA, registra todos os fatos derivativos da gestão e transforma em DEMONSTRATIVOS que devem ser aferidos e analisados pelos responsáveis para os procedimentos suplementares, tais como as melhorias contínuas necessárias para o alinhamento quando aferido com o Planejamento Estratégico Sustentável.

Qualquer que seja o ESCÂNDALO, público ou privado, é fácil a sua identificação através dos registros contábeis, que fornece vitais e importantes informações para visualizar fatos que podem positivas ou negativar gestores na identificação de ações passíveis de sanções.

No mundo globalizado INFORMAÇÃO é PODER e sabemos que isso depende da capacitação e qualificação na formação de quem avalia e afere citadas informações.

Já se perguntou POR QUE aos EUA espiona outras Nações através do uso da tecnologia da informação?

Podemos então deduzir que a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é uma necessidade vital para que citadas informações tenham a serventia e importância para a sociedade.

Imagine que quando você nasce e feito um documento chamado REGISTRO DE NASCIMENTO, quando se casa, REGISTRO DE CASAMENTO, quando morre REGISTRO DE ÓBITO, quando constitui ou altera uma empresa, gera REGISTRO CONSTITUTIVO ou alteração do REGISTRO, quando tem CPF ou CNPJ, registro numérico de identificação de uma pessoa natural ou jurídica, quando é ameaçado REGISTRO de Boletim de Ocorrência ou Termo Circunstancial de Crime (TCC), e você ainda pensa que VIVE isolado da CONTABILIDADE, isso é prova inconteste que ela está presente em toda sua VIDA.

A Secretaria da Receita Federal do Brasil informa que tem REGISTRO de sua Conta Corrente Bancária, Cartão de Crédito, Veículo emplacado, novo ou transferido, registro de Imóvel, novo ou transferido, recursos financeiros que SAI ou ENTRA no País, toda transação comercial através de Nota Fiscal Eletrônica, tanto é que a mesma informa que no próximo ano (2014) o contribuinte que tem uma só fonte de renda, o sistema fará sua declaração e enviará para ratificação ou ratificação, o mesmo acontecerá para as pequenas empresas.

O sistema EFD (Escrituração Fiscal Digital) quem subsistemas, tais como o SPED - Serviço Público de Escrituração Digital, visa minimizar a Economia Informal, minorar a SONEGAÇÃO FISCAL e IDENTIFICAR atividades e nichos que podem ameaças a regularidade do sistema fiscal.

O Profissional de Contabilidade deve obrigatoriamente está antenado, atualizado, capacitado e qualificado para o exercício do seu labor e que possa agregar valor a gestão empresarial, buscando através de um CONTROLE INTERNO conceder maior transparência, sustentabilidade e continuidade para o processo decisório do administrador.

O Mundo está MUDANDO rapidamente e somente aquele que melhor se adaptar poderá sobreviver diante de exigência da flexibilidade do sistema.

 

CONCLUSÃO

 

O Mundo clama por transparência, controle interno e somente a CONTABILIDADE poderá mensurar os fatos e atos administrativos gerados pela gestão que possibilite a sustentabilidade e continuidade das atividades das pessoas envolvidas, na concessão de relatar através dos Demonstrativos Contábeis e Financeiros para que possa ser aferidos, avaliados e analisados para identificação e aplicação do P D C A visualizando os pontos fortes e fracos e suas respectivas melhorias suplementares.

Lamento que muitos não consigam ENTENDER essa afirmativa motivada por limitações outras, mas creiam o sistema também registra fatos depreciativos e inflam estatísticas negativas que podem evitar no futuro RISCO que incidam investimentos e recursos.

No momento em que a SOCIEDADE visualizar a CONTABLIDADE como ciência essência a sua existência, mundo poderá melhorar consideravelmente.

 

BIBLIOGRAFIA

Contabilidade No. 1, Editora Fortes, Da Costa, Elenito Elias

Contabilidade No. 2, Editora Fortes, Da Costa, Elenito Elias

TRANSPARÊNCIA, Editora Fortes, Da Costa, Elenito Elias e demais autores.

ARTIGOS publicados em qualquer sitio de busca, do Prof. Elenito Elias da Costa.

 

 

 

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, professor universitário.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 12 de September de 2013