Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Contabilidade Transparente, Gestão Sustentável

Gestão sustentável exige contabilidade transparência, pois essa simbiose racional forma a base dessa propriedade funcional.

A sociedade global está se transformando, tendo em vista os efeitos das crises existentes, pois a economia está passando por uma mutação, governos tentam se adequar, empresas procuram se adaptar, e a sociedade deve se ajustar a essa nova realidade.

A contabilidade sofre com a sua adequação internacional, derivada da assimilação dos seus princípios internacionais, onde fatalmente grande número de profissionais precisam se capacitar e se qualificar para essa exigência atual, e as empresas devem drasticamente proceder a mudanças na sua cultura de entender o mercado, haja vista as suas variáveis.

As inovações fiscais motivadas por autoridades constituídas passam a exigir uma metodologia de transparência e controle interno de grande monta que se incompatibiliza com a cultura e costumes da gestão empresarial.

Esses fatores trazem significativas diferenças unto a gestão empresarial e principalmente junto a profissionais de contabilidade, mas essa resposta está pautada numa educação de qualidade e principalmente o seu continuísmo onde possibilitará uma maior sustentabilidade e continuidade da atividade econômica desenvolvida pela entidade.

Vejo com bastante preocupação, profissionais e gestores que fatalmente não vão sobreviver em face de sua pífia formação educacionais, assim como sinto que algumas academias existentes devem modernizar suas grades curriculares sob pena de seus clientes assim exigir.

Empresas e gestores devem ter uma postura diferenciada na avaliação de seus profissionais contratados, pois qualquer ação que gere indébitos fiscais motivada por ERRO, DOLO ou INCONSISTÊNCIA CONTÁBIL, deverá ser apurada suas respectivas responsabilidades.

Gestão sustentável exige contabilidade transparência, pois essa simbiose racional forma a base dessa propriedade funcional.

Qualquer morosidade na tomada de ação desse processo decisório poderá ser fatal para os resultados positivos esperados mesmo com existência de um DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL e de um PES – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL.

O quadro futuro de qualquer empreendimento está pautado na busca da racionalidade dos recursos e qualquer ação que gere desvio de recursos ou de conduta profissional poderá macular os objetivos planejados.

Lamento informar, mas algumas empresas e até mesmo academias deverão desaparecer do mercado, haja vista a inépcia, negligência e imperícia em entender citadas variáveis, e o tempo será sua única lembrança inserido em seu epitáfio.

Tenho ao longo do tempo analisado e estudado citadas crises, e sinto que a situação exige postura diferenciada e flexível para a sua adaptabilidade em face das variáveis existentes, mas quão mais rápidas forem as alterações, mas rápidas devem ser suas melhorias, e isso não está acontecendo com a velocidade necessária, que possa evitar uma catástrofe.

A contabilidade está fazendo a sua parte, mas o processo decisório deriva da gestão que deverá responder por sua inação.

Com a estagnação econômica e a velocidade do giro dos estoques das empresas, demonstram a situação em que se encontra a sociedade e sabemos também que a economia interna tem suas limitações, tudo isso, nos remete a uma reflexão de curto e médio prazo das mazelas derivativas das crises que transferem investimentos, empresas, e riquezas de conformidade com seu feeling do Kapital.

Não tenho dúvidas quanto á elevação da BOLHA dos indébitos fiscais e tributários, mas devemos antever os procedimentos policialescos da máquina fiscalizatória, que não medirá esforços para conter essa evasão.

Segundo estudiosos a inadimplência culminará com a crise do dinheiro plástico que por sua vez atingirá o crédito existente, assim como as oscilações e volatilidade estão punindo os investidores em bolsa de valores e similares.

Já se questionou por que a sociedade esta apelando para um sistema político diferente e atípico, pois a mesma não sentiu os efeitos positivos dos programas dantes aprovados e só tem enxergado um culpado, ou seja, o governo situacionista.

Até mesmo a paciência tem suas limitações, assim como a insatisfação popular está buscando alternativa para sanar a situação.

Em suma, podemos entender que a CONTABILIDADE TRANSPARENTE está diretamente focada numa GESTÃO SUSTENTÁVEL.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 17 de May de 2012