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Contabilidade Gerencial

Acredito que o conhecimento só agrega valor quando é materializado através de um planejamento estratégico sustentável.

A contabilidade é uma ciência que deriva da administração, que mensura ou registra os fatos e atos administrativos oriundos de um empreendimento e se destina ao estudo do patrimônio que através dos demonstrativos contábeis e financeiros gerados de modalidade transparente utilizando a exímia qualidade de seu controle interno, possibilita aos interessados o conhecimento comportamental da gestão de um período em relação ao anterior, ambos demonstrados, auditados e publicados para gerar decisões futuras em beneficio de toda a sociedade.

 

É aconselhável a leitura e entendimento de normativas e orientações a seguir demonstrado:

a)      Lei No. 6.404/76, e alterações posteriores Lei No. 11.638/07 Lei No. 11.942/09, Lei das SA’S;

b)      Normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

c)      IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil;

d)     Normas Brasileiras de Contabilidade;

e)      Normas e Procedimentos de Contabilidade;

f)       Comitê de Pronunciamentos Contábeis;

g)      Conselho Monetário Nacional;

h)      Conselho de Gestão da Providência Complementar;

i)        Conselho Federal de Contabilidade;

j)        Assembléia Geral Ordinária;

k)      Banco Central do Brasil;

l)        Secretaria da Receita Federal

m)    Secretaria de Fazendas Estaduais

n)      Secretaria de Finanças do Município;

o) PES – Planejamento Estratégico Sustentável

Minha responsabilidade como cidadão, profissional, professor universitário, me obriga a informar e divulgar que as sugestões de leitura citadas no presente artigo, não tem a pretensão de esgotar todas as possibilidades necessárias para a adequação e compreensão da Contabilidade Gerencial. Ao contrário deve ser compreendido como um roteiro mínimo de informações a ser seguido pelos profissionais.

Acredito que o conhecimento só agrega valor quando é materializado através de um planejamento estratégico sustentável.

Qualquer empreendimento só terá os resultados projetados materializados se seus promoters desenvolver e aplicar o PES – Planejamento Estratégico Sustentável, para sua gestão empresarial, qualquer que seja a ação contrária a sua aplicação, defenestrará a extinção desse investimento.

A Contabilidade Gerencial gera relatórios que devem ser aferidos, avaliados e analisados de modalidade responsável onde após isso, lhe é aplicado ás melhorias contínuas devidas, visando á adequação necessária.

É óbvio que poucos profissionais estão habilitados para o exercício laboral da Contabilidade Gerencial, por diversos motivos, dentre eles a pífia qualidade educacional na escolha da IES (Instituição de Ensino Superior), que lamentavelmente não SABE proceder a uma seleção racional de professores que possa manter a qualidade mínima necessária na formação do educando.

Ressalto que esse fato é devidamente comprovado quando os educandos externam sua opinião sobre alguns professores que ministram suas disciplinas, e se comprova na ausência de conhecimentos básicos necessários para a disciplina posterior.

Apesar de árduos esforços da IES, do MEC/INEP/SESU, da sociedade, somente os educandos podem exarar com maestria a perseguida qualidade educacional, pois devem externá-la através do seu labor.

Nesse hiato é altamente recomendável o desenvolvimento da disciplina através de recursos práticos e usuais com o fito de estabelecer um conhecimento mais adequado e factível, indispensável para o progresso positivo do educando.

Como podemos dissociar a Contabilidade Gerencial fora do ambiente empresarial com suas variáveis intrínsecas e extrínsecas, necessárias para sua aplicação.

Com o objetivo de contribuir para essa identificação, relacionamos abaixo algumas indagações:

a)      O professor labora na área que leciona?

b)      Tem o professor uma metodologia apropriada?

c)      O Professor escreve artigos científicos normalmente?

d)     O Professor tem algum livro publicado?

e)       Professor tem algum projeto que desenvolve em suas relações?

f)       Quando ministra a disciplina instiga a necessidade de leitura complementar?

g)      O Professor comprova conhecimentos em outros idiomas e outras profissões?

h)      Após a conclusão da disciplina, há um feed back conclusivo?

i)        O Professor utiliza também o laboratório para sua disciplina?

j)        Você sente a necessidade de uma educação continuada nos educandos?

Sabemos que os conceitos de  CUSTOS e DESPESAS apresentam reflexões subjetivas que possibilitam antever o seu futuro, agregado ao conceito de ÁGIO e DESÁGIO, mas convenhamos nem todos nascem para brilhar, há sempre aquele que nascem para ser auxiliar.

O foco de seu investimento não deve se ligar somente no marketing da IES (Pública ou Privada), essencialmente na qualidade e formação do quadro de professores que compõe o corpo docente daquela instituição.

Devemos nos lembrar que toda CRISE ECONOMICA tem sua origem na ausência de transparência e de controle interno inserido nos demonstrativos contábeis e financeiros das empresas, alijados pela inépcia de profissionais e de órgãos que apresentam má formação na inserção de seus valores.

ELENITO ELIAS DA  COSTA

Contador, Auditor, Analista Econômico Financeiro, assessor e consultor empresarial, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, sócio da empresa, Irmãos Empreendimentos Contábeis S/C Ltda, consultor do Portal da Classe Contábil, Revista Contábil Netlegis, articulista da Interfisco, autor de artigos cientificos publicados no Instituto de Contabilidade do Brasil, CRCBA, CRCPR, CRCMS, CRCRO, IBRACON (Boletim No. 320), CTOC – Portugal, autor de livros editados.(E-mail:[email protected])


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